sábado, 8 de março de 2014

A irracionalidade nos aproxima da fé


Eu tentei por 4 dias seguidos escrever algo sobre a fé.
Não queria falar nada que fosse clichê ou que tivesse tendência religiosa, quem me conhece sabe que não tenho religião, contudo não canso de propagar a minha fé em Deus.
Escrevi coisas sobre a fé cega, mas concluí que todas elas são cegas, pois a fé, nada mais é do que você acreditar em algo que não vê e então passei a pensar mais sobre a cegueira que atinge milhões de pessoas que acreditam com o coração numa força muito maior do que as que conseguimos enxergar e tocar.
Depois de muito apagar o meu arquivo Word e salvá-lo com algumas palavras soltas sem muita coerência, cheguei a uma única explicação: Para falar da fé, eu preciso em primeiro lugar não ser tão racional, não adianta eu querer usar as palavras certas e dar explicações teóricas sobre como devemos ter fé, em que devemos acreditar veemente ou porque devemos crer naquilo que não vemos. Sim, é preciso não ter explicações, não existe um manual de instruções, não existe racionalidade em crer no invisível.
Deixei de lado toda formalidade e todas as palavras lindas que havia escrito, deixei a minha folha em branco e simplesmente senti. Senti sem regras, sem medos, sem vergonha. E pela primeira vez em minhas escritas eu estava sendo irracional.
A fé nos obriga a sentir dessa forma, em todos os momentos que temos fé não temos medo, existe uma força muito maior que nos sustenta e que não vem de nós, ela vem através de nós. Com a fé nos surge uma coragem de enfrentar nossas dores e a vontade de lutar, mesmo sem saber o que irá ser do nosso amanhã. Não há como sentir tudo isso sendo racional. A racionalidade nos afasta da fé.
Acredito que até mesmo dentro dos Ateus e dos Agnósticos existe uma fé muito grande, mas eles são ligados à razão, o que faz com que duvidem e questionem aquilo que não pode ser explicado.
Normalmente quando passamos por momentos de sofrimento, deixamos aflorar nosso lado mais animal e confiamos nas mãos daquilo que não vemos e que não conhecemos. Eu digo animal, pois os animais são assim, confiam sem conhecer, amam sem esperar nada em troca, apenas acreditando que aquele que lhe estende a mão tem boas intenções e pretende amá-lo também.
A fé, em todas as suas formas e manifestações é o sentimento mais puro, em que depositamos o nosso eu mais verdadeiro e o que mais nos aproxima da paz. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Total de visualizações de página